FRASE EM DESTAQUE

"Quando estiver deprimido, faça algo pelo seu próximo, esse é o melhor remédio."

http://retratosdegravatai.blogspot.com.br/2012/06/frase-em-destaque-quando-estiver.html

sexta-feira, 30 de março de 2007

FRASE DA SEMANA: "O meu mandamento é este: Amai-vos uns aos outros como eu vos amei"

Sem entrar no mérito religioso, de fé, doutrinas ou dogmas, algo ao qual, trato com muito zelo, pois respeito profundamente as individualidades e principalmente as crenças de cada pessoa.

Meu intuito é estabelecer uma reflexão em torno do amor, em especial, deste anunciado por Jesus, Mestre dos Mestres, assim chamado pelo Escritor Augusto Cury, na sua coleção literária, Análise da Inteligência de Cristo.

Para nós cristãos, estamos no período da Páscoa, este ano, iniciando no dia 1º de abril, “Domingo de Ramos”, e encerrando dia 8 abril, no Domingo da Ressurreição.

Nesta reflexão destaco, que no livro “O Monge e o Executivo”, o escritor James C. Hunter, descreve quatro tipos de amor:

>> Eros, derivado da palavra erótico, sentimentos baseados na atração sexual.

>> Storgé, sentimentos de afeição, especialmente entre os membros da mesma família.

>> Philos, amor fraternal, ou recíproco, uma espécie de amor condicional, baseado na troca.

>> e finalmente o mais difícil, Agapé, correspondente ao verbo agapaó, amor incondicional, amar sem exigir ou esperar nada em troca. Paciência, bondade, humildade, respeito, generosidade, perdão, honestidade, compromisso, são as virtudes do “Amor Agapé”. Este é o amor que Jesus estabelece neste seu mandamento.

Eu conto sempre com vocês. Contem sempre comigo,
Luciano Ohlweiler de Oliveira




JESUS CRISTO
“Não importam quais sejam suas crenças, sua religião, posição social ou condição financeira, a mensagem de Cristo é universal e fala ao coração de todas as pessoas.”

“Ao longo da história, muitas pessoas conseguiram com suas idéias mudar o curso da política, da filosofia, da ciência ou da religião. Houve um homem, no entanto, que foi capaz não só de abalar os alicerces do pensamento como de alterar para sempre a trajetória da humanidade. Esse homem foi Jesus Cristo e seus ensinamentos geram frutos há mais de dois mil anos. Sua incomparável inteligência e personalidade tornaram-no o perfeito ponto de partida para uma investigação sobre o funcionamento da mente e sua surpreendente capacidade de superação.” Augusto Cury, coleção literária, Análise da Inteligência de Cristo.

OPINIÃO: 1º de abril, Dia da Mentira, Dia dos Bobos, não seria melhor Dia dos Espertos?

Como filosofia de vida, prefiro ver sempre o lado positivo das coisas, evitando, sempre que possível, tudo o que for negativo.

Não posso também conceber com um dia dedicado à mentira, igualmente conhecido como “dia dos bobos”, data comemorada no Brasil e em todo o mundo, no dia 1º de abril.

Data que incentiva brincadeiras de mau gosto, ou seja, que as pessoas realizem trapaças em seus semelhantes, tratando-os como idiotas ou colocando-os em situações constrangedoras.

Em suma, é um dia destinado à SACANAGEM!!!

Não quero ser chato, muito menos, senhor da razão ou da moralidade. Porém, tenho plena convicção de que incentivar um dia para enganar, burlar, forjar, etc. não pode contribuir em nada com a humanidade.

Tudo bem, alguém dirá, que uma mentirinha não faz mal, que são apenas brincadeirinhas sadias. Ocorre que as grandes atrocidades começam assim.

Registro aqui minha opinião: esta data deve ser retirada das comemorações anuais, ou no mínimo, ser modificada para O DIA DOS ESPERTOS.

Enquanto isso... no próximo 1º de abril, fique esperto, o mundo a eles pertence.

Eu conto sempre com vocês. Contem sempre comigo,
Luciano Ohlweiler de Oliveira


CURIOSIDADES: Dia da Mentira
Há muitas explicações para o 1º de abril ter se transformado no Dia da Mentira. Uma delas diz que a brincadeira surgiu na França. No começo do século 16, o Ano Novo era festejado em 25 de março, data que marcava a chegada da primavera. As festas duravam uma semana e terminavam no dia 1º de abril.

Em 1582, depois da adoção do calendário gregoriano, o rei Carlos IX determinou que o Ano Novo seria comemorado no dia 1º de janeiro. Alguns franceses resistiram à mudança e quiseram manter a tradição. Só que os gozadores passaram a ridicularizar os conservadores, enviando presentes esquisitos e convites para festas que não existiam. Fonte: O Guia dos Curiosos.

quinta-feira, 29 de março de 2007

PARA DESCONTRAIR UM POUCO: “Probrema nos aeroporto.”

Escutei uma muito boa e inteligente, na BANDNEWS, que compartilho com vocês, para descontrair um pouco...

“Mas o Lulalelé acaba de dar uma retumbante declaração sobre a zona aérea: O probrema nos aeroporto é passageiro".

Macaquices de José Simão

Eu conto sempre com vocês. Contem sempre comigo,
Luciano Ohlweiler de Oliveira

quinta-feira, 8 de março de 2007

FRASE DA SEMANA: “Por trás de um grande homem, há sempre uma grande mulher!”

Ofereço este ditado popular como homenagem às mulheres pela passagem do DIA INTERNACIONAL DA MULHER, 08 de março.

Antes que eu seja mal interpretado, quero dizer que hoje o homem (sexo masculino) não pode mais viver de forma auto-suficiente, ou seja, sem a participação imprescindível da mulher, dividindo opiniões, tarefas, compromissos e responsabilidades.

Neste sentido este ditado poderia ser perfeitamente escrito de outra forma, por trás de uma grande mulher, há sempre um grande homem.

Para mim as mulheres merecem receber carinho, elogios e homenagens todos os dias, porém a proposta de um dia especial para homenageá-las, tem como objetivo, ser uma referência, uma lembrança, para que o corre-corre do dia-a-dia não permita que nós homens, possamos esquecer de homenagear nosso sexo oposto.

Ao longo dos anos, a mulher tem ocupado direitos e espaços que eram restritos aos homens, algo hoje, de fundamental importância para a humanidade.

Formosa, inteligente, guerreira, preocupada, sensível, carinhosa, delicada, detalhista, exigente, dedicada, companheira, solidária e dominadora, principais qualidades desta notável “Mulher Moderna”, que nós homens não podemos viver sem.

Para remediar injustiças do passado machista, cito a Senhora Mileva Maric, primeira esposa do Cientista Albert Einstein. Uma Mulher de relevantes contribuições à ciência, porém pouco conhecida, comparando com seu ex-marido.

Mileva Maric, húngara, matemática brilhante, ótima em cálculos, co-produtora dos seus trabalhos mais importantes, como a Teoria da Relatividade e o efeito fotoelétrico, que lhe valeram um Prêmio Nobel. Einstein reconheceu este auxílio ao entregar para Mileva, o dinheiro recebido por este prêmio, mesmo já divorciados há 2 anos. Para saber mais sobre este assunto recomendo o livro, "Einstein e a relatividade em 90 minutos".

Meus parabéns, mais uma vez, para todas as mulheres, especialmente de Gravataí, e mais em particular, minha querida e amada esposa, Virginia Torres da Silva de Oliveira, mulher excepcional.

Eu conto sempre com vocês. Contem sempre comigo,
Luciano Ohlweiler de Oliveira

DESTAQUE: 22 e 23 de fevereiro, nascimento de Baden Powell e Dia do Rotariano, datas que merecem lembrança.

Não posso deixar de registrar neste espaço duas datas que passaram, pois considero relevantes suas referências.

Não que eu tenha esquecido, mas circunstâncias da vida, me impossibilitaram de mencioná-las no seu devido tempo.

22 de fevereiro: nascimento de Baden Powell (BP), Lorde of Giwell, fundador mundial do Movimento Escoteiro.


Em 1857, nesta data, há 150 anos, nascia na 98 Staphore Street, Paddington, Londres, Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, filho de Henrietta Grace Powell e do reverendo e professor em Oxford H.G. Baden Powell, que faleceu quando Robert tinha apenas três anos de idade (Fonte União dos Escoteiros do Brasil).

Elevo meu pensamento ao Grande Chefe Celestial em agradecimento pelo nascimento do Mestre BP, fazendo-o difundir para todo o mundo suas idéias pioneiras, na formação de jovens em cidadãos íntegros, através do auto-desenvolvimento.

Existem atualmente mais de 30 milhões de Escoteiros, espalhados por mais de 200 Países, unidos por um compromisso livre e voluntário, instituindo a “Grande Fraternidade Mundial Escoteira”.

Um movimento extraordinário de educação não formal que se preocupa com o desenvolvimento integral dos jovens, prestando um relevante serviço à humanidade, na formação daqueles que decidirão seu futuro.

Como Escotista e Presidente do Grupo Escoteiro Murialdo de Gravataí digo... Obrigado BP, Sempre Alerta para Servir!

23 de fevereiro: Dia do Rotariano

Em 23 de fevereiro de 1905, em Chicado/USA, o Advogado Paul Harris juntamente com três amigos, fundou um clube para prestar serviços à comunidade, denominado "Rotary", já que o local onde se reuniam era rotativo, tornando então o Rotary Club de Chicago, o primeiro Club de Rotary. Em homengem a esta histórica data, é que se comemora em todo o mundo, o Dia Mundial do Rotariano (Fonte Rotary Internacional).

Registro minha saudação e presto minha homenagem aos Rotarianos, onde de forma voluntária e abnegada, dedicam seu tempo e energia em prol da sociedade, mas principalmente ao atendimento dos mais carentes.

“Dar de Si Antes de Pensar em Si” este é o lema de todo Rotariano.

Orgulhosamente, nossa cidade, possui dois clubes, “Rotary Club Gravataí” e “Rotary Club Gravataí-Ulbra”, trabalhando sempre juntos através do “Companheirismo Rotário”.

Muitas foram suas contribuições, neste mais de 25 anos do Rotary em Gravataí, destaque recente para sua ajuda na aquisição do novo caminhão do Corpo de Bombeiros de Gravataí.

Parabéns Rotarianos e Rotarianas, especialmente de Gravataí.

Eu conto sempre com vocês. Contem sempre comigo,
Luciano Ohlweiler de Oliveira

Página Inicial

DESTAQUE: Gravataí uma cidade com tradição de Carnaval.

Presto aqui minha homenagem ao belo e tradicional Carnaval de Gravataí, pelo qual tenho admiração e profundo respeito.

Em Gravataí, o Carnaval se manifesta de várias maneiras, nos bairros, clubes, ou associações, mas de uma forma especialmente, através da Escola de Samba Acadêmicos de Gravataí.

Aproveito o momento para cumprimentar a Direção e todos os integrantes desta tradicional escola de samba de nossa cidade pela conquista do 4º lugar no Grupo Especial do Carnaval de Porto Alegre de 2007, com o samba enredo "O Brasil que encanta e emociona é aquele que é construído com a força do povo".

Este ano contou com a participação de 1,5 mil integrantes, divididos em 16 alas, superando escolas tradicionais de Porto Alegre como Imperadores do Samba e Estado Maior da Restinga. Gravataí orgulha-se por sempre estar muito bem representada no Carnaval da Capital dos Gaúchos.


Minha saudação também à bela “Corte do Carnaval de Gravataí 2007”, através de sua Rainha Caren Ricardo dos Santos, da 1ª princesa Alessandra Costa Santos, da 2ª princesa Janaira Baurmann e de seu Rei Momo Dudu Leal, que manteve seu posto (Fonte Prefeitura de Gravataí).


Parabéns para todos que possibilitam e contribuem para que o Carnaval de Gravataí seja todos os anos um grande sucesso.

Eu conto sempre com vocês. Contem sempre comigo,
Luciano Ohlweiler de Oliveira

sexta-feira, 2 de março de 2007

DESTAQUE: Março! Enfim começa oficialmente o ano de 2007.

O Carnaval já passou, a maioria dos brasileiros já gozaram suas férias, as aulas escolares e universitárias já reiniciaram, o horário de verão e o período de veraneio já acabaram. Caso tenha faltado algo, favor, peço colaboração.

Já é da cultura do brasileiro, tratar janeiro e fevereiro de forma diferenciada, com relação aos demais meses do ano.

No Brasil existem dois inícios de ano bem definidos, um comandado pelo calendário, onde celebramos com todas os devidos fogos e festas, a virada do ano, na meia noite do dia 31 de dezembro, e outro econômico, comandado por este período de Carnaval, férias e veraneio. Porém, este não possui uma data determinada, podendo variar, dependendo do termino deste período, onde este ano de 2007 foi marcado pelo final do período de veraneio, inicio de março.

Enquanto a rotina da maioria das pessoas volta ao seu normal, agora com suas baterias recarregadas para mais um ano, desejo que todos tenham um “FELIZ ANO NOVO”, especialmente para os gravataienses, certos de que teremos muitas realizações e conquistas, principalmente pela vontade de contribuirmos com o desenvolvimento de nossa Cidade Gravataí e com o bem da humanidade.

Eu conto sempre com vocês. Contem sempre comigo,
Luciano Ohlweiler de Oliveira