Declaro minha paixão por ti, querida cidade natal, entre tantas outras deste vasto mundo, quiçá tão belas, tenho certeza que jamais encontrarei outra que roube seu lugar em meu coração, especialmente pelas maravilhosas recordações que tenho e pelas alegrias que ainda me proporciona.
Cidade onde também conheci meu grande amor, uma bela conterrânea gravataiense, onde casamos e juntos escolhemos para criar nossos filhos.
Parabéns Cidade de Gravataí por seus 244 anos, velha mas sempre juvenil, a pujança de sua gente, orgulha nosso Estado, comprovada pela escolha da General Motors do Brasil (GM), em sediar aqui a primeira e única Montadora Automotiva do Rio Grande do Sul, alias uma das mais modernas do mundo.
Parabéns Gravataí, Parabéns Gravataienses!!!
Luciano Ohlweiler de Oliveira
Fundada oficialmente em abril de 1763, como Aldeia de Nossa Senhora dos Anjos, colonizada por portugueses do arquipélago dos Açores, em 1795 desmembrada da Freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Viamão, elevada em 1806 à categoria de Freguesia, ou seja, distrito de Porto Alegre e finalmente em 1880 emancipou-se de Porto Alegre, ganhando a condição de Vila, passando a chamar-se, Vila de Nossa Senhora dos Anjos de Gravataí, hoje Cidade de Gravataí.
www.gravatai.rs.gov.br/historia.php
www.cmgravatai.rs.gov.br/index2.htm
www.pt.wikipedia.org/wiki/Gravata%C3%AD