Parabenizo nesta data as mulheres porque tenho compromisso com a defesa da igualdade e da liberdade, como também para lembrar que temos o dever de homenageá-las todos os dias.
As mulheres já demonstraram inúmeras vezes que são tão competentes como os homens. Atualmente estão à frente em todos os setores da sociedade, conquistando cada vez mais seu espaço definitivo na sociedade e no mundo dos negócios.
Para homenagear estas trabalhadoras, faço reverência a uma ilustre cidadã de Gravataí, que entendo ser referência para nossa cidade, verdadeiro símbolo destas mulheres modernas e vencedoras, Professora Wilma Velho Pacheco de Camargo.
Wilma Camargo é vanguarda de seu tempo, sua trajetória de vida é marcada por muita competência, fé, coragem, criatividade, sensibilidade, ousadia e determinação, fazendo-na contribuir significativamente para a fundação de uma das escolas mais conceituadas de Gravataí, o Colégio Nossa Senhora dos Anjos (GENSA).
Fundado em 1953, atualmente oferece cursos superiores (Administração, Direto, Ciências Contábeis, Sistemas de Informação e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas), através de sua faculdade, a FACENSA (Faculdade Cenessista Nossa Senhora dos Anjos), que em 2007 recebeu destaques nacionais como: 1º Lugar entre Instituições de Ensino Superiores Particulares do Brasil e 3º Lugar no Ranking Geral do Brasil.
Parabéns mulheres, em especial a Professora Wilma Camargo, que este ano, dia 12 de março, completará 90 anos. Uma vida dedicada exclusivamente para o bem comum.
Wilma Velho Pacheco de Camargo:
Nasceu em Osório, Rio Grande de Sul, em 12 de março.
Iniciou sua vida pública em 1940, como professora do Grupo Escolar Tamandaré na cidade de Tramandaí.
Fundadora do Colégio Nossa Senhora dos Anjos (GENSA), filiada a CNEC (Campanha Nacional de Escolas da Comunidade), onde atuou como professora e foi diretora da escola por 24 anos.
Na CNEC exerceu diversos cargos, estaduais e locais, com destaque para a presidência do setor local e a vice-presidência do setor estadual.
Em 2007 foi condecorada com o título de Presidente de Honra do Conselho Consultivo da Diretoria Estadual da CNEC do Rio Grande do Sul.
Em 2003, pelos relevantes trabalhos realizados em prol da educação, recebeu em Brasília, durante as comemorações do 60o aniversário de fundação da CNEC, uma distinta homenagem.
Em 1993 é agraciada também em Brasília com a distinção máxima da CNEC, a Medalha de Ouro Felipe Tiago.
Em 1980 recebeu o título de Cidadã Gravataiense.
Em 1983 é condecorada com a Ordem do Mérito Cenecista.
O que pensa da vida:
“É uma arte, saber viver consigo e com o mundo, este é o maior sinal de inteligência. E é justamente a inteligência que mais nos distancia dos outros animais”.
Contem sempre comigo,
Luciano Ohlweiler de Oliveira
Página Inicial