FRASE EM DESTAQUE

"Quando estiver deprimido, faça algo pelo seu próximo, esse é o melhor remédio."

http://retratosdegravatai.blogspot.com.br/2012/06/frase-em-destaque-quando-estiver.html

terça-feira, 30 de janeiro de 2007

FRASE DA SEMANA: “A vida é feita de momentos, e os momentos não se repetem”.

Esta frase é uma homenagem à memória, do ilustre gravataiense, Nicolau Chiavaro Neto, que entre muitas de suas marcantes expressões, sempre dizia... “A vida é feita de encontros, e os encontros não se repetem”. Porém, peço permissão ao mestre dos meus mestres, para trocar “encontros” por “momentos”.

Viva todos os momentos de sua vida como se fossem os últimos.
Se tiver vontade de fazer algo, faça agora.
Diga a todo o momento, seus sentimentos, àqueles que ama, especialmente ao que convive diariamente.
Contemple os lances belos da vida, mesmo que perca alguns minutos, ou algum dinheiro.
Arrisque mais, as oportunidades, ou como diria um bom gaúcho, “o cavalo passa encilhado somente uma vez”.

HOMENAGEM:
Professor Nicolau Chiavaro Neto, nasceu em Gravataí, em 12 de julho de 1935, e faleceu na mesma cidade, em 12 de agosto de 1990.

Personagem marcante e inesquecível na história de Gravataí. Prestou relevantes serviços à sua querida cidade natal, especialmente no que se refere à educação, seja como Professor ou como Secretário de Educação do Município.

Seu carinho e sua preocupação com crianças e jovens, podem ser comprovados, através de sua inspiração na formação da Associação do Bem-Estar do Menor de Gravataí (ABEMGRA), na colaboração com a constituição da Apae de Gravataí, e especialmente, através de sua dedicação ao Movimento Escoteiro de Gravataí, onde foi fundador, ao criar em 1964, o Grupo Escoteiro Murialdo. Grupo este, ao qual, dirigiu até sua morte.


“Viveu amando a todos. Morreu, querido por todos!”
Como uma vez escreveu sublimemente, seu amigo, Jornalista Cláudio Wurlitzer, outro singular gravataiense...

“Um mago das palavras, um mestre de uma vida dedicada à educação, um ser humano de uma visão muito clara sobre a vida e sobre a morte, um sábio que sustentou idéias além de seu tempo, uma pessoa de enorme capacidade criativa, uma pessoa boníssima, de um sentimento humanitário incrível...

Assim era Nicolau Chiavaro Neto, pai de muitas idéias e ideais, que cumpriu de maneira ímpar sua missão educadora pelos caminhos que trilhou.

De clareza, transparência e autenticidade em cada gesto, deixou lições que o tempo não ousou apagar, expressões marcantes de sua eloqüência.

Quem não o escutou parafraseando Fernando Pessoa? Quando ele concluía um pronunciamento dizendo “sempre vale a pena quando a alma não é pequena”, ou quando citava Saint Exupéry, a singeleza de “O Pequeno Príncipe”, transcendia ao ensinar que “tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas”.

Nicolau foi grande até na morte, ao pedir aos amigos que, ao invés de gastarem com coroas de flores, comprassem livros para a biblioteca dos escoteiros ou para qualquer outra.

Se isso não bastasse, teve a coragem de escrever o próprio epitáfio. E nele, em Latim, que tanto admirava por ser uma língua que em poucas palavras dizia muita coisa, o mestre passou a derradeira lição: “Laetitia maxima medicina laeti estote”, isto é, “sede alegres, pois a alegria é o melhor remédio para todos os males”.”

sexta-feira, 19 de janeiro de 2007

Geólogo ou Fotógrafo.

O Geólogo Leonardo Torres da Silva é Mestre em Geologia do Petróleo, formado pelo Instituto de Geociências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, porém, em seus momentos de lazer, torna-se um fotógrafo criativo e apaixonado, que gosta de retratar especialmente paisagens.

Possui um carinho especial por Gravataí, não pelo fortuito, pois nasceu, cresceu e até hoje vive nesta cidade, onde têm amigos, família e uma história identificada com seus símbolos.

Obrigado Leonardo, por se importar e amar esta cidade, mas principalmente, por registrar o que ela muitas vezes esconde.

Somente através da lente e da retina de um artista apaixonado, é que poderíamos ter a chance de compartilhar estas belas paisagens com outros destes mesmos sentimentos.

Página Inicial

Geólogo ou Fotógrafo 2

Página Inicial

Geólogo ou Fotógrafo 3

Página Inicial

Geólogo ou Fotógrafo 4

Página Inicial

FRASE DA SEMANA: “Mil soldados invadindo uma cidade são mil soldados invadindo mil cidades.”

Autor: desconhecido
Colaboração: Jornalista Gustavo Souza Machado

Esta frase surgiu naturalmente, durante uma prazerosa discussão rotineira de intervalo de almoço.

Como acredito que nada acontece por acaso, tenho plena convicção que sua lembrança não foi casual.

Seu significado é um perfeito resumo da proposta deste Site, que aspira retratar, o que pensam, como vivem e como se relacionam, os cidadãos de Gravataí, como também retratar a própria cidade, seus lugares, regiões, necessidades, história, cultura e economia, pela visão de cada gravataiense, em especial daqueles que se preocupam com a mesma.

Somos indivíduos com pensamentos, idéias, visões, gostos e preferências pessoais, mas acima de tudo, somos cidadãos livres.

Uma sociedade é próspera quando respeita as individualidades e sintetiza todas em prol do bem comum e da liberdade, que só para lembrar, termina quando fere a do próximo.

Eu conto sempre com vocês. Contem sempre comigo,
Luciano Ohlweiler de Oliveira

terça-feira, 2 de janeiro de 2007

Novidades em 2007, apresentação do blog.

2007 ...

Dizem que este é um ano importante para mim.

Pelo fluxo natural da vida, por palpites e mesmo por previsões astrológicas que pouco conheço, mas escuto com atenção.

Como não quero contrariar o universo, vou iniciar o ano com esta novidade. Não, não é exatamente uma novidade. É uma ferramenta nova para instigar uma idéia antiga: fazer mais pela minha cidade. Em grupo, todos sabem, a gente faz melhor.
Com este blog, desejo oferecer mais um espaço para a exposição de pontos de vista, intercâmbio de projetos e discussão de temas que, direta ou indiretamente, digam respeito à cidade.


O espaço foi batizado de Retratos de Gravataí pois acredito que, como ocorre no caso de uma imagem, de uma fotografia, de um quadro ou mesmo da perspectiva de uma janela aberta à rua, cada um enxerga na cidade um retrato diferente. É desse cruzamento, dessa troca de impressões que pretendo auxiliar na formatação de boas idéias.

Terei a companhia dos amigos de infância que, como eu, cresceram no ritmo de expansão do município, que foi vertiginoso nas últimas três décadas, colegas e ex-colegas de trabalho, da universidade, companheiros das associações e entidades das quais faço parte e muitos mais foram se apresentando na minha caminhada.

Espero também a contribuição de novas parcerias que, como nós, preocupam-se com Gravataí.

Não poderia também de registrar meu agradecimento ao colega de trabalho e amigo Jornalista Gustavo Souza Machado, por sua contribuição como partícipe deste espaço.





Eu conto sempre com vocês. Contem sempre comigo,
Luciano Ohlweiler de Oliveira

Página Inicial