FRASE EM DESTAQUE

"Quando estiver deprimido, faça algo pelo seu próximo, esse é o melhor remédio."

http://retratosdegravatai.blogspot.com.br/2012/06/frase-em-destaque-quando-estiver.html

terça-feira, 30 de janeiro de 2007

FRASE DA SEMANA: “A vida é feita de momentos, e os momentos não se repetem”.

Esta frase é uma homenagem à memória, do ilustre gravataiense, Nicolau Chiavaro Neto, que entre muitas de suas marcantes expressões, sempre dizia... “A vida é feita de encontros, e os encontros não se repetem”. Porém, peço permissão ao mestre dos meus mestres, para trocar “encontros” por “momentos”.

Viva todos os momentos de sua vida como se fossem os últimos.
Se tiver vontade de fazer algo, faça agora.
Diga a todo o momento, seus sentimentos, àqueles que ama, especialmente ao que convive diariamente.
Contemple os lances belos da vida, mesmo que perca alguns minutos, ou algum dinheiro.
Arrisque mais, as oportunidades, ou como diria um bom gaúcho, “o cavalo passa encilhado somente uma vez”.

HOMENAGEM:
Professor Nicolau Chiavaro Neto, nasceu em Gravataí, em 12 de julho de 1935, e faleceu na mesma cidade, em 12 de agosto de 1990.

Personagem marcante e inesquecível na história de Gravataí. Prestou relevantes serviços à sua querida cidade natal, especialmente no que se refere à educação, seja como Professor ou como Secretário de Educação do Município.

Seu carinho e sua preocupação com crianças e jovens, podem ser comprovados, através de sua inspiração na formação da Associação do Bem-Estar do Menor de Gravataí (ABEMGRA), na colaboração com a constituição da Apae de Gravataí, e especialmente, através de sua dedicação ao Movimento Escoteiro de Gravataí, onde foi fundador, ao criar em 1964, o Grupo Escoteiro Murialdo. Grupo este, ao qual, dirigiu até sua morte.


“Viveu amando a todos. Morreu, querido por todos!”
Como uma vez escreveu sublimemente, seu amigo, Jornalista Cláudio Wurlitzer, outro singular gravataiense...

“Um mago das palavras, um mestre de uma vida dedicada à educação, um ser humano de uma visão muito clara sobre a vida e sobre a morte, um sábio que sustentou idéias além de seu tempo, uma pessoa de enorme capacidade criativa, uma pessoa boníssima, de um sentimento humanitário incrível...

Assim era Nicolau Chiavaro Neto, pai de muitas idéias e ideais, que cumpriu de maneira ímpar sua missão educadora pelos caminhos que trilhou.

De clareza, transparência e autenticidade em cada gesto, deixou lições que o tempo não ousou apagar, expressões marcantes de sua eloqüência.

Quem não o escutou parafraseando Fernando Pessoa? Quando ele concluía um pronunciamento dizendo “sempre vale a pena quando a alma não é pequena”, ou quando citava Saint Exupéry, a singeleza de “O Pequeno Príncipe”, transcendia ao ensinar que “tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas”.

Nicolau foi grande até na morte, ao pedir aos amigos que, ao invés de gastarem com coroas de flores, comprassem livros para a biblioteca dos escoteiros ou para qualquer outra.

Se isso não bastasse, teve a coragem de escrever o próprio epitáfio. E nele, em Latim, que tanto admirava por ser uma língua que em poucas palavras dizia muita coisa, o mestre passou a derradeira lição: “Laetitia maxima medicina laeti estote”, isto é, “sede alegres, pois a alegria é o melhor remédio para todos os males”.”

Nenhum comentário: