FRASE EM DESTAQUE

"Quando estiver deprimido, faça algo pelo seu próximo, esse é o melhor remédio."

http://retratosdegravatai.blogspot.com.br/2012/06/frase-em-destaque-quando-estiver.html

quarta-feira, 2 de maio de 2007

FRASE DA SEMANA: “Não cabe ao Estado gerar empregos, mas sim criar o ambiente adequado para que as empresas se proliferem ..."




“Não cabe ao Estado gerar empregos, mas sim criar o ambiente adequado para que as empresas se proliferem e, dessa forma, multiplicarem suas oportunidades de trabalho.”

José Maria Aznar
Ex-Primeiro-Ministro Espanhol, Gestão 1996 a 2004.
Palestrante especial durante abertura do XX Fórum da Liberdade.

Por seu destaque internacional, como o líder que transformou a Espanha em um dos países mais dinâmicos e prósperos do mundo, após reformas liberais, o ex-Primeiro-Ministro da Espanha, José Maria Aznar, veio para Porto Alegre proferir a palestra de abertura do XX Fórum da Liberdade.

Azar acredita que a principal ameaça a liberdade é o terrorismo, mas especificamente na América Latina, preocupa-se também com os denominados “novos populismos”.

Neste sentido cabe um alerta, de que um governo realmente interessado no desenvolvimento econômico e social, precisa seguir o caminho da liberdade e da democracia.

“Em todos os países do mundo há problemas, mas os governantes existem para buscar soluções e não para criar mais problemas”.

Segundo ele, não existe melhor política social do que aquela que permite que as empresas gerem empregos.

Foi aplaudido efusivamente, durante o Fórum, quando em sua palestra, referiu-se que não caberia ao Estado gerar empregos, mas sim criar um ambiente adequado para que as empresas se proliferem e, dessa forma, multiplicarem suas vagas de trabalho.

Aznar pronunciou-se com muita convicção, pois quando iniciou seu governo na Espanha, em 1996, os problemas do país eram o desemprego e a renda per capita mais baixa da União Européia.

Naquele mesmo ano, o número de empregos era o mesmo há 20 anos, 12,2 milhões. Já a renda média por habitante era 78% da apresentada pela União Européia. Além disso, o governo registrava um déficit de 7%.

Então, promoveu o que chamou de “revolução da liberdade”.

Após 8 anos de governo, a Espanha apresentou superávit nas suas contas, mesmo reduzindo-se impostos. Foram privatizadas estatais e criados 6 milhões de empregos.

“Hoje a Espanha é um país próspero. Deixamos de ser um país de emigrantes e nos tornamos um que recebe muitos imigrantes”.

Outros destaques:
“Há os que fazem discursos sobre a justiça social e há os que criam as políticas para gerar empregos”.

“Um país que gasta sem controle está negando o seu futuro”.

“O direito à propriedade é a base da economia livre”.

“A criação de condições para um maior crescimento econômico na América Latina depende de reformas como a flexibilização das leis trabalhistas e a redução da carga tributária”.

“É necessário democracia sólida, instituições fortes, segurança jurídica e respeito ao direito de propriedade, sem isso, uma nação não é segura, livre e próspera".

Trabalhismo, ideais antigos ou contemporâneos:
O pronunciamento contemporâneo de Aznar vem confirmar o que já defendia o Alberto Pasqualini (1901-1960), grande ideólogo do trabalhismo brasileiro, professor, advogado e senador pelo Rio Grande do Sul, como também, o ex-Presidente da República Getúlio Dornelles Vargas (1882 - 1954), maior Estadista que o Brasil já teve.

Getúlio Vargas modernizou o Brasil, implantou reformas econômicas e sociais significativas, que refletem até hoje, com destaque para consolidação das leis trabalhistas brasileiras.

O trabalhismo foi sempre sua principal bandeira, prova disso é a fundação do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). Entre muitas de suas celebres frases, sempre dizia que “A Melhor Política Social é a Geração de Empregos”.

Os ideais trabalhistas mostram-se modernos e atuais, sendo indispensáveis para qualquer governo, gestão, ou políticas públicas eficazes, especialmente ligadas ao desenvolvimento econômico e social.

Eu conto sempre com vocês. Contem sempre comigo,
Luciano Ohlweiler de Oliveira

XX Fórum da Liberdade:
Esta 20º edição realizou-se em Porto Alegre nos dias 16 e 17 de abril na PUCRS.

Consolidou-se, ao longo de 19 edições, como um dos maiores eventos de debate de idéias das Américas. Analisando questões sociais, políticas e econômicas.

Um amplo embate de idéias e a proposição de alternativas e sugestões para uma sociedade mais livre e próspera.

Fontes: Instituto de Estudos Empresariais (IEE), Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), Fundação Alberto Pasqualini e Terra Notícias.

Nenhum comentário: