FRASE EM DESTAQUE

"Quando estiver deprimido, faça algo pelo seu próximo, esse é o melhor remédio."

http://retratosdegravatai.blogspot.com.br/2012/06/frase-em-destaque-quando-estiver.html

sábado, 1 de maio de 2010

DESTAQUE: 1º de Maio - Dia do Trabalho - O ideal trabalhista está mais vivo do que nunca!

Como trabalhista não posso deixar de fazer referência ao 1º de Maio, Dia Mundial do Trabalho.

Data que como um rito, promove manifestações no mundo inteiro sobre problemas sociais, políticos e econômicos, mas principalmente ligados ao próprio trabalho, como questões salariais, condições de trabalho, qualidade de vida e geração de empregos.

Para mim o Trabalhismo, iniciado pelo grande mestre Alberto Pasqualini nos anos 50, consiste em promover o desenvolvimento econômico, gerando emprego e renda, sem deixar de levar em consideração soluções para os problemas sociais que afetam as pessoas, mas principalmente daquelas mais necessitadas.

Neste sentido, modernamente, trabalhismo é sinônimo de solidariedade, marca forte defendida pelo Senador Sérgio Zambiasi como bandeira de luta do Partido Trabalhista Brasileiro do Rio Grande do Sul (PTB/RS).

Mas não podemos ficar somente fornecendo o peixe, temos também que ensinar a pescar, e principalmente facilitar o acesso ao anzol e as iscas.

No livro Alberto Pasqualini - Obra Social & Política, podemos encontrar relíquias como esta: "O primeiro postulado trabalhista foi enunciado no dia em que o Criador disse ao homem: 'in sudore vultus tui vesceris pane' - 'Ganharás o pão com o suor do teu rosto'. Desde então tornou-se contrário à lei divina ganhar o pão e as comodidades da vida com o suor de rostos alheios... A vida social deve ser, essencialmente, atividade cooperante. A parte deve cooperar com o todo para que o todo possa garantir a sobrevivência, a segurança e o bem-estar de cada uma das partes. Eis porque a vida social, no seu aspecto econômico fundamental, assim como se acha organizada nas coletividades civilizadas, é uma troca constante de utilidades e serviços, em última análise, um intercâmbio de trabalho" (Lançando as Diretrizes Fundamentais do Trabalhismo Brasileiro, Diário de Notícias, 28/02/1950).

A história deste grande Gaúcho, que faleceu em 3 de junho de 1960, ilustra o ditado de que "as pessoas passam, mas as idéias ficam".

* Capa do livro Alberto Pasqualini - Obra Social & Política - Fonte Blog do João Garcia.

Viva o trabalhismo!

Parabéns para todos os trabalhadores pelo nosso dia!


Um grande abraço e contem sempre comigo!
Luciano Oliveira

Pagina Inicial

Nenhum comentário: