FRASE EM DESTAQUE

"Quando estiver deprimido, faça algo pelo seu próximo, esse é o melhor remédio."

http://retratosdegravatai.blogspot.com.br/2012/06/frase-em-destaque-quando-estiver.html

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

DISCUSSÃO: Pichação em locais públicos, um péssimo ou um bom exemplo de cidadania?


A Usina do Gasômetro é um importante centro cultural e popular de Porto Alegre e dos Gaúchos.

Não preciso fazer referência sobre esta importância, pois qualquer Gaúcho sabe o que representa este símbolo da Capital do Rio Grande do Sul.

Mas de quem é o dever de zelar e preservar símbolos públicos como este?
Será da Prefeitura, do Governo do Estado ou de todos nós?

Recentemente a Chaminé da Usina do Gasômetro foi pichada, como mostra esta foto abaixo, tirada por mim ocasionalmente, no momento em que homens contratados pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre, estão limpando esta pichação.

Será que quem fez esta pichação tem noção de quem realmente paga pelo custo do serviço de remover uma pichação como esta?

Quanto custa este tipo de serviço, um trabalho de alto risco, que necessita ser realizado por empresas especializadas?

Não adianta reclamar da política e dos políticos, todo cidadão tem seus direitos, mas também tem seus deveres! Para mudarmos o Brasil e melhorarmos a vida dos brasileiros, devemos ter a mínima consciência do que é ser um cidadão e qual o real significado de cidadania.

Em Gravataí, como Porto Alegre, constantemente locais e equipamentos públicos são depredados, como praças, monumentos históricos, lixeiras públicas, paradas de ônibus, entre outros, mas esta pichação realizada na Chaminé da Usina do Gasômetro em Porto Alegre merece um destaque pela ousadia dos pichadores, que sem dúvida arriscaram suas vidas em busca deste “troféu”.

Não sou Sociólogo, mas como Administrador é meu dever procurar entender um pouco o comportamento humano, sendo assim, tenho convicção de que neste caso, a pichação não foi um ato de rebeldia, nem tão pouco de protesto, mas sim uma necessidade de afirmação, seja para uma iniciação ou uma disputa de liderança, em um grupo social distinto.

Em algumas tribos indígenas é comum que a iniciação de jovens para se tornarem homens fortes, bons guerreiros, caçadores e pescadores, seja através da exposição dos mesmos as picadas das Formigas Tucandeiras, formigas grandes que possuem um ferrão muito doloroso.

Mesmo assim, nada justifica este ato criminoso, onde fico na torcida para que seus responsáveis possam algum dia utilizar estas habilidades, como, coragem, força e inteligência, em favor de tornar mais feliz a humanidade.

Um grande abraço e contem sempre comigo!
Luciano Oliveira

4 comentários:

Anônimo disse...

com certeza esses vandalos não são pessoas normais,deves estar drogados para fazerem isso..Deveriam receber como punição a limpeza dos mesmos.abraço!

Luciano Oliveira disse...

É verdade! Obrigado por sua participação.

Tânia disse...

Realmente as pichações estão em nosso dia a dia. Parecem que isso é crime e deve ser observado principalmente nas escolas.
Na minha escola os banheiros são horriveis pintamos duas vezes por ano e mesmo assim parece bonito o que fazem. Valeu pela pena matéria.
Profª Tânia Lopes

Luciano Oliveira disse...

Obrigado Professora Tânia por sua participação, fico contente que gostou! Um abraço e conte sempre comigo!