* Clique nas fotos para ampliar.
Um bar localizado na beira mar, na praia do Imbé, litoral gaúcho, Secret Spot, teve uma ótima idéia para conscientizar os veranistas da importância da preservação das dunas costeiras, típicas do nosso litoral do sul do Brasil.
No seu caminho de acesso foram colocadas placas indicando quais são os animais que vivem nas dunas e qual a importância da preservação das mesmas.
Como estes animais raramente são vistos, pois saem somente de suas tocas quando não percebem mais a presença das pessoas, normalmente se esquece de como estes ambientes são ricos de vida.
As dunas costeiras são um patrimônio comunitário de extrema importância, principalmente porque exercem funções ambientais de estabilização da linha de costa, protegem o lençol freático, constituem em uma barreira natural contra as ressacas do mar e são habitat para diferentes espécies da fauna e flora.
Sendo assim, são áreas de preservação permanente, protegidas por legislação específica, que obriga os municípios costeiros adotarem planos de manejo no que se refere ao cuidado e a recuperação deste ecossistema.
Mas como sempre acontece, a falta de fiscalização torna inevitável que cada vez mais estes ambientes sejam modificandos, decorrentes da urbanização desordenada e do uso irracional dos recursos naturais, acumulo de lixo, retirada de areia, pastoreio e trânsito de automóveis e motocicletas.
As dunas compõem um vasto cordão que se estende pelo litoral gaúcho, são mais de 600 km, desde o Rio Mampituba, na divisa do estado de Santa Catarina, até o Arroio Chuí, na fronteira com o Uruguai.
Parabéns para todos que tiveram esta iniciativa e estão fazendo sua parte na preservação do meio ambiente.
Um grande abraço e conte sempre comigo!
Luciano Oliveira