FRASE EM DESTAQUE

"Quando estiver deprimido, faça algo pelo seu próximo, esse é o melhor remédio."

http://retratosdegravatai.blogspot.com.br/2012/06/frase-em-destaque-quando-estiver.html

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

DISCUSSÃO: Lixo nas praias, rios, ruas e praças, isso me incomoda! Será que existe solução?

Este tema não é novo, muitos debates e campanhas de conscientização já foram e continuam sendo realizadas, mas apesar de todos os esforços, as pessoas continuam jogando o lixo que produzem em qualquer lugar, não respeitando a natureza, seu próximo e tão pouco elas mesmas.

Sabemos que são muitos os danos causados por este tipo de atitude, mortes de animais, degradação da natureza, enchentes, poluição, doenças, entre outros.

A foto acima, tirada recentemente por mim, na beira da praia onde veraneio, litoral gaúcho, comprova que estamos longe de resolver este problema.

Não tive esforço para juntar este lixo, somente alguns minutos foram suficientes, pode-se observar que são lixos típicos de quem estava curtindo o litoral, mas principalmente, cabe destacar que foram produzidos por quem possui um certo poder aquisitivo: latas de cerveja, embalagens e palitos de picolé, copos de plástico (provavelmente de caipirinha), pedaço de prancha de surf, papel de bala, entre outros.

É impressionante a quantidade de lixo deixado pelas pessoas na areia da praia que freqüento, mas tenho certeza de que não deve ser diferente nas demais, e não é por falta de lixeiras, pois mesmo que a maioria das prefeituras do litoral, não disponibilizem lixeiras públicas, pode-se utilizar as fornecidas pelos quiosques que ficam na beira mar ou levar para se desfazer em casa.

Em Gravataí não é diferente, também é impressionante a quantidade de lixo deixado pelas pessoas na natureza e nos locais públicos, principalmente no nosso Rio Gravataí e nos parques de nossa cidade, como o Parcão de Gravataí.

Este mesmo tipo de descaso ocorre também com relação aos malefícios do cigarro, drogas, bebidas alcoólicas, imprudência no trânsito, efeito estufa, desmatamento ou outro tema que possa causar a morte de pessoas ou a extinção da humanidade.

Não sei como será o futuro que espera por minha filha, os efeitos causados pela humanidade no planeta custam para aparecer, torço para que seja melhor, mas de algo tenho convicção, este não é um problema de falta de educação, nem de classes sociais, pode até ser de qualidade na educação, pois tenho certeza de que um Escoteiro, devido aos seus ensinamentos e princípios, jamais contribuirá com este tipo de atitude, e assim caminha a humanidade, com passos de formiga e sem vontade...

Só posso finalizar com um dos slogans do Movimento Escoteiro “Mais Escoteiros Melhores Cidadãos”, não porque tenho a pretenção de afirmar que esta seja a solução, mas pelo menos é uma alternativa.

Um abraço e contem sempre comigo!
Luciano Oliveira

3 comentários:

Rodrigo C Costa - Gravataí - RS disse...

Olha Luciano, Sem Palavras, acho que você colocou tudo em seu Belo Texto. Mas Não sei se concordo com o Fato de não ser um Problema de Educação, Pois acho sim que com uma Boa Educação, Com as escolas enfatizando bem o Tema, teria retornos positivo, Um exemplo disso você mesmo Citou, Os escoteiros, eles são conscientizados e Educados para isso, Mas o Fato é que nada é feito por nossos governantes, não fazem nada que não gera votos a eles, Quer um exemplo clássico disso? Hoje para se doar um órgão, tem de ter em sua identidade doador de órgãos e tecidos, quando você faz a primeira identidade é novo demais para resolver isso, e acaba não colocando, ai depois você resolve ser doador, ai tem de fazer uma segunda via da identidade, detalhe tem de pagar por isso, o que faz com que as pessoas desistam de doar e salvar vidas, não existe uma lei para identidade Grátis para quem quiser apenas alterar para doador, e na contra partida, para você renovar título de eleitor, fazer novo título, mudar de colégio eleitoral é praticamente grátis, os politicos mesmo te pegam em casa e te levam pra fazer isso, Isso porque? Porque eles tem interesse. adiantaram em dois anos a votação, Hoje uma Pessoa com 16 anos Pode votar, pode ter consciência para votar e contra partida se esse mesmo jovem matar não pode ser penalizado por ser considerado imaturo. Tá tudo errado desde o Inicio, e o povo brasileiro é acomodado, aceita tudo, aceita esses canalhas aumentarem o próprio salária e ao invéz de sair para as ruas com panelas fazendo barulho enfim, não o Povo faz piadinhas com isso. O Problema do Lixo, Das drogas, Do trânsito, das leis, tudo poderia ser debatido frequentemente nas escolas, mas não é de interesse dos governantes, Porque você acha que não existe disciplina de direito nas escolas? Óbvio que porque o povo entenderia demais de leis e assim ficaria difícel de serem enrolados né? Enfim Para concluir ainda acho que a Educação é o caminho, desde que ela seja modificada, O Problema é modificar em um País onde os interesses são outros, Temos um País maravilhoso, era para sermos uma potência mundial a muito tempo atráz, e somos essa bagunça. Mas enfim vou parar esse texto por aqui, Mas gostei do Blog, de seu texto e ponto de vista, Parabéns, e com certeza estou parando de escrever agora, mas volto em breve para continuarmos esse debate, Abração meu Velho e Parabéns mais uma Vez.

Luciano Ohlweiler de Oliveira disse...

Obrigado Rodrigo por sua contribuição! Um grande abraço e conte sempre comigo!

Unknown disse...

Valeu meu Velho temos que Amadurecer umas idéias e por em prática, para conscientizar as pessoas. me mande seu e-mail por Orkut, abraço !!!