FRASE EM DESTAQUE

"Quando estiver deprimido, faça algo pelo seu próximo, esse é o melhor remédio."

http://retratosdegravatai.blogspot.com.br/2012/06/frase-em-destaque-quando-estiver.html

terça-feira, 11 de dezembro de 2007

DESTAQUE: Quilombo Manoel Barbosa

O Quilombo Manoel Barbosa é uma comunidade de remanescentes de quilombo, localizada no Barro Vermelho, 20 km do centro do município de Gravataí, e 43 km da Capital Porto Alegre.

Sua população aproximada é de 100 pessoas distribuídas entre 37 famílias e seu nome presta homenagem ao ancestral fundador daquele território, o ex-escravo Manoel Barbosa.

Atualmente encontra-se muito bem organizada, através da Associação Remanescente de Quilombo Manoel Barbosa, fundada com o auxilio do Rotary Club de Gravataí, que também construiu sua sede social.

Sua Presidente Denise Ireno representa o Quilombo e sua associação nos mais diversos encontros e eventos, regionais ou nacionais, buscando sempre o desenvolvimento para sua comunidade.

Esta é uma comunidade única em Gravataí, sendo nosso dever colaborar com sua preservação, mas especialmente, com a evolução de seus moradores, principalmente no que se refere à qualidade de vida.

Eu conto sempre com vocês. Contem sempre comigo,
Luciano Ohlweiler de Oliveira

2 comentários:

Dienifer disse...

Achei super interessante sua matéria sobre o quilombo Manoel Barbosa;São pessoas que convivem tão perto de nós,mas que não são muito conhecidas pela população de Gravataí.PARABÉNS

Olumide Betinho disse...

Olha bem legal e importante a matéria q dá visibilidade a comunidade Manoel Barbosa. Agora é preciso pesquisar as informações corretas sobre o processo de organização social da comunidade e do pleito de reconhecimento quilombola conforme art.68 e decreto Fed. 4887 e esse processo não teve participação nenhuma do Rotary de Gravataí! É preciso q as instituições da elite parem de invisibilizar o movimento social negro através do CODENE e da ONG Palmares organizaram em 2002/2003 e posteriormente em 2004 abriram procedimento administrativo junto ao INCRA no RS!