FRASE EM DESTAQUE

"Quando estiver deprimido, faça algo pelo seu próximo, esse é o melhor remédio."

http://retratosdegravatai.blogspot.com.br/2012/06/frase-em-destaque-quando-estiver.html

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

DESTAQUE: Um bom exemplo no litoral gaúcho de preservação ambiental.


* Clique nas fotos para ampliar.

Um bar localizado na beira mar, na praia do Imbé, litoral gaúcho, Secret Spot, teve uma ótima idéia para conscientizar os veranistas da importância da preservação das dunas costeiras, típicas do nosso litoral do sul do Brasil.

No seu caminho de acesso foram colocadas placas indicando quais são os animais que vivem nas dunas e qual a importância da preservação das mesmas.

Como estes animais raramente são vistos, pois saem somente de suas tocas quando não percebem mais a presença das pessoas, normalmente se esquece de como estes ambientes são ricos de vida.

As dunas costeiras são um patrimônio comunitário de extrema importância, principalmente porque exercem funções ambientais de estabilização da linha de costa, protegem o lençol freático, constituem em uma barreira natural contra as ressacas do mar e são habitat para diferentes espécies da fauna e flora.

Sendo assim, são áreas de preservação permanente, protegidas por legislação específica, que obriga os municípios costeiros adotarem planos de manejo no que se refere ao cuidado e a recuperação deste ecossistema.

Mas como sempre acontece, a falta de fiscalização torna inevitável que cada vez mais estes ambientes sejam modificandos, decorrentes da urbanização desordenada e do uso irracional dos recursos naturais, acumulo de lixo, retirada de areia, pastoreio e trânsito de automóveis e motocicletas.

As dunas compõem um vasto cordão que se estende pelo litoral gaúcho, são mais de 600 km, desde o Rio Mampituba, na divisa do estado de Santa Catarina, até o Arroio Chuí, na fronteira com o Uruguai.

Parabéns para todos que tiveram esta iniciativa e estão fazendo sua parte na preservação do meio ambiente.

Um grande abraço e conte sempre comigo!
Luciano Oliveira

6 comentários:

Rodrigo C Costa - Gravataí - RS disse...

Luciano ai está mais uma Prova de que os problemas tem solução em nosso País, Pois nosso povo é muito inteligente e criativo, Além do mais existem pessoas que estão afim, que querem fazer, que vão de contra ao sistema, ao invéz da maioria que acha que um simples gesto não pode mudar o mundo, pergunta pra esse cara dessa idéia ai acima se ele se importa se alguém falar a ele que ele sózinho não vai mudar o mundo, Aposto que ele vai sorrir e dizer que não se importa com o que falem, pois ele está fazendo a parte dele, e tem muita gente afim, como falei nosso povo é inteligente, criativo, só temos um problema muito grave, pois somos todos acomodados e encurralados pelo sistema, e por uma rede de televisão que deseja que o sistema seja assim para ela lucrar. Pois a acomodação Brasileira vai muito além do ser , Vai muito além da naturaza Brasileira, essa acomodação é imposta pelo sistema, e o sistema é imposto em sua maior parte por uma rede de televisão ao meu ver que manipula , governa e dita as regras deste país !!! Existem muitas coisas a serem debatidas , existe infinitas coisas a serem feitas por esse país e por isso muitas vezes desanimamos antes de fazer o primeiro simples ato. Sabe uma vez fiquei imaginando que resultado teria uma candidatação a presidência de uma república, de alguém que saiu do anonimato, de alguém que estivesse realmente afim de fazer, alguém que falasse a língua do povo sem enrolação em comissios, em debates, enfim alguém simples, alguém afim, assim como você por exemplo, ou eu, enfim como seria aceitro esse alguém pelo povo? Já pensou nisso? Pensei nas ultimas eleições quando me deparei no dia da eleição com o seguinte pensamento na frente da urna, Pensei na hora do voto, qualquer um que eu votar entre serra e dilma é o voto errado, na minha concepção Plinio entre todos eles era o que mais se aproximava de um ideal, mas votar para ele, seria um voto perdido, pois o markent era todo encima de Dilma e serra, Votei em Plínio mesmo assim, ai veio segundo turno, não tinha mais Plínio para eu votar, ou seja cai dinovo no sistema. Nesse dia pensei, como seria se candidatar a presidente saindo do anonimato, Parece loucura né isso que to falando, mas essa loucura faz parte da idéia de querer mudar, faz parte da idéia de que temos grandes idéias que fariam a diferença e esses canalhas que governam nem ao menos pensam em mudar. Tenho certeza que um cara que nem nós falando a Voz realmente do povo, propondo idéias firmes, ia abalar, e se eleito, formaria uma equipe só de pessoas com bons pensamentos, que querem fazer, e largava esses canalhas de mão, ai sim meu amigo seria ter idéia e ter poder para conscientizar. Que loucura né? deve estar me achando um louco né meu amigo, Mas sou apenas um sonhador com vontade de fazer, de mudar o futuro desse País, País onde minha filha está crescendo!!! Abraço e até a Próxima, Gostei da singela idéia desse cara ai nos combros de areia !!!

Bárbara Langsch disse...

Adorei o blog, Luciano!
Abraços!

Luciano Ohlweiler de Oliveira disse...

Obrigado Barbará! Teu Blog também é muito legal (http://porquequis.blogspot.com). Um grande abraço e conte sempre comigo!

Luciano Ohlweiler de Oliveira disse...

Valeu Rodrigo Costa! Muito obrigado por sua importante contribuição. O futuro de nossas filhas depende de nós e certamente elas continuarão nosso trabalho! Um grande abraço e conte sempre comigo Parceirão!

Anônimo disse...

Luciano, estou visitando pela primeita vez teu blog e já me identifiquei com a proposta do mesmo,gostei muito mesmo principalmente pelo polst
"DISCUSSÃO: Lixo nas praias, rios, ruas e praças, isso me incomoda! Será que existe solução?"
Tenho observado muito a grande quantidade de sofás velhos abandonados nas ruas, canteiros,etc... é um absurdo, não consigo entender esse comportamento social, qual a vantagem de jogar lixo nas ruas ou em qualquer lugar como se ele fosse desaparecer sozinho.
Parabéns pelo blog, voltarei mais vezes.
Um abraço!
Silvinha.

Luciano Ohlweiler de Oliveira disse...

Obrigado e parabéns pelo teu Blog também http://silvinharamires.blogspot.com Um grande abraço e conte sempre comigo!