FRASE EM DESTAQUE

"Quando estiver deprimido, faça algo pelo seu próximo, esse é o melhor remédio."

http://retratosdegravatai.blogspot.com.br/2012/06/frase-em-destaque-quando-estiver.html

quinta-feira, 7 de abril de 2011

DESTAQUE: Ao comemorar a data de hoje, 07 de abril, Dia Mundial da Saúde, gostaria de saber quando Gravataí terá um Hospital Público?


Ultimamente não temos tido muitos motivos para comemorar o sistema de saúde no Brasil, seja ele público ou privado.

A saúde necessita de uma reforma urgente, onde todos os envolvidos nesse processo, prestadores, gestores e usuários, devam participar e contribuir com este debate, definindo qual o melhor caminho para que todo o cidadão brasileiro tenha acesso para um atendimento de saúde resolutivo e de qualidade, colaborando com a melhoria da qualidade e da expectativa de vida da população.

Em particular, como servidor público da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre, acredito muito no sistema público de saúde, gerido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que apesar dos diversos problemas que possui, é responsável, a cada instante, por salvar vidas de muitos brasileiros, principalmente daqueles que dependem exclusivamente deste sistema.

Torço para que no próximo Dia Mundial da Saúde, Gravataí possa comemorar esta data com o anuncio do início das obras da construção do tão sonhado Hospital Público na cidade, hospital que deverá ser 100% atendimento SUS, pois lembro que o único hospital da cidade, Hospital Dom João Becker, não possui atendimento exclusivo do Sistema Único de Saúde.

Recentemente, um estudo entregue ao Governo do Estado do Rio Grande do Sul pela Prefeitura Municipal de Gravataí, comprova a necessidade da construção de um Hospital Público Regional na região do Vale do Gravataí.

Em 2010, segundo informações do Grupo Hospitalar Conceição (GHC), foi constado que 33% dos atendimentos realizados nos hospitais de Porto Alegre foram para pessoas oriundas dos municípios do Vale do Gravataí e do Litoral Norte.

Segundo a Prefeitura Municipal de Gravataí, os serviços oferecidos na cidade para atendimentos de saúde em média e alta complexidade, não são suficientes para atender a demanda existente, tendo em vista que 50% da população de Gravataí é atendida nos hospitais de Porto Alegre.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, uma cidade com até 100 mil habitantes necessita de 1,5 leitos hospitalares para cada mil habitantes. Porém, quando se trata de uma cidade pólo, como Gravataí, é preciso de 2,5 a 3 leitos para cada mil habitantes.

Índices que denunciam a urgência da construção deste hospital em Gravataí, levando-se em conta que a cidade possui 270 mil habitantes e 200 leitos, Gravataí necessita de mais 800 leitos para atender minimamente sua população.

Salve a construção do Hospital Público Regional em Gravataí!

Obra aguardada há mais de uma década!

Parabéns para aqueles que lutam e trabalham para garantir uma saúde melhor para todos!

Um grande abraço e contem sempre comigo!
Luciano Oliveira
Fonte Prefeitura Municipal de Gravataí, Site Jus Brasil
 e imagem do Blog Saúde Importa

Nenhum comentário: