FRASE EM DESTAQUE

"Quando estiver deprimido, faça algo pelo seu próximo, esse é o melhor remédio."

http://retratosdegravatai.blogspot.com.br/2012/06/frase-em-destaque-quando-estiver.html

sábado, 19 de abril de 2008

OPINIÃO: Salvem o Rio Gravataí!

* Foto Jornal Zero Hora - 17/04/2008

“Peixes agonizam no Gravataí - chuva intensa teria aumentado a contaminação do rio, afetando a água.”

“Sem oxigênio, peixes agonizam.”

“Mortandade de peixes cresce no rio Gravataí.”

“Só chuva pode evitar morte de peixes no Rio Gravataí.”

Estas são tristes manchetes divulgadas na grande imprensa estadual e local nos últimos dias.

Não é nenhuma novidade que o rio Gravataí, que dá nome a nossa cidade, agoniza e necessita que medidas urgentes e saneadoras, sejam tomadas.

Enganam-se os que pensam que a poluição no rio, ocorre somente na parte pertencente aos municípios de Cachoeirinha e Canoas.

Como Escotista, amante da natureza e preocupado com o futuro da humanidade, gostaria que as manchetes anunciassem atitudes, obras ou ações de combate à poluição e a degradação deste patrimônio da cidade e do Planeta Terra.

Mas não venham com ações de plantio de árvores nas margens do rio, com mutirões de limpeza, com campanhas milionárias de conscientização, etc. Isto nós, simples cidadãos, há muito tempo realizamos, deixando nossa importante contribuição, em prol de nosso rio.

Não venham com frases do tipo, “Há, 29 anos alerto para o que poderia acontecer se nada fosse feito” ou “precisamos urgentemente de obras de saneamento”, ainda mais quando são ditas por pessoas ilustres, com o poder atual da caneta, tanto municipal quanto estadual.

Como gravataiense, exijo ações concretas, estruturais e definitivas, que realmente possam salvar nosso valioso rio.

Lamento profundamente que não tenham sido incluídas no PAC - Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal - que destina bilhões para obras de saneamento.

Entre tantas obras, pelo menos uma, das duas obras fundamentais reguladoras do fluxo do rio Gravataí, a tão sonhada barragem, que regulará sua vazão, e uma espécie de dique, próxima a foz do lago Guaíba, que regulará seu fluxo na época de estiagem.

SALVEM O RIO GRAVATAÍ!

Contem sempre comigo!
Luciano Ohlweiler de Oliveira

Nenhum comentário: