FRASE EM DESTAQUE

"Quando estiver deprimido, faça algo pelo seu próximo, esse é o melhor remédio."

http://retratosdegravatai.blogspot.com.br/2012/06/frase-em-destaque-quando-estiver.html

quinta-feira, 22 de abril de 2010

DESTAQUE: 100 anos de Escotismo no Brasil.


23 de abril é Dia Mundial do Escoteiro, data escolhida pelo Inglês Robert Stephenson Smyth Baden-Powell (BP), fundador mundial do escotismo, por se tratar do dia de São Jorge, padroeiro da Inglaterra e por sua vez dos Escoteiros.

Este ano o Escotismo no Brasil esta completando 100 anos de fundação, um centenário de boas ações e de relevantes serviços prestados ao Brasil e ao mundo, seja através da promoção ou participação em ações de solidariedade (organizadas pelos próprios escoteiros ou pelas comunidades em que atuam), auxílios em calamidades ou desastres (locais, nacionais ou internacionais), participações em atividades diversas (culturais, esportivas ou sociais), ou seja, através da formação de melhores cidadãos, principal propósito do Movimento Escoteiro.

Este propósito consiste em criar um ambiete favorável para que jovens e crianças assumam seu próprio desenvolvimento, especialmente com relação a formação de seu caráter, e de suas potencialidades físicas, intelectuais, sociais, afetivas e espirituais, como cidadãos responsáveis, participantes e úteis em suas comunidades.

Como exemplo mais recente, Escoteiros do Rio de Janeiro trabalharam em atividades de auxilio às vítimas de deslisamentos e moradores de áres de risco (encostas de morros), realizando arrecadações e triagem de donativos.

Em novembro de 2009, Escoteiros gaúchos, juntamente com a Defesa Civil, auxiliaram nas vítimas de temporais que assolaram o Estado, e principalmente na região de Cachoeira do Sul (áreas alagadas pelo Rio Jacuí), distribuindo lonas, alimentações, colchões, roupas, e realizado cadastramento das famílias desalojadas.

Em Gravataí não é diferente, pois os dois Grupos Escoteiros da cidade, Grupo Escoteiro Murialdo e Grupo Escoteiro Anita Garibaldi são ativos e participativos na comunidade, como também são exemplos para os demais, seguindo os princípios do Movimento Escoteiro, na formação de melhores cidadãos.

As comemorações do Centenário do Escotismo no Brasil podem ser acompanhadas pelo Site da União dos Escoteiros do Brasil - UEB em www.escoteiros.org.br

Parabéns para todos os Escoteiros do mundo, especialmente de Gravataí. Uma vez Escoteiro, sempre Escoteiro!

Sempre alerta para servir, o melhor possível, e contem sempre comigo!
Luciano Oliveira

Pagina Inicial

Nenhum comentário: