FRASE EM DESTAQUE

"Quando estiver deprimido, faça algo pelo seu próximo, esse é o melhor remédio."

http://retratosdegravatai.blogspot.com.br/2012/06/frase-em-destaque-quando-estiver.html

sexta-feira, 29 de junho de 2007

OPINIÃO: Solidariedade não é assistencialismo, mas sim, responsabilidade mútua.

Como nos diz o dicionário, solidariedade é reciprocidade de interesses e obrigações.

“Nenhum homem é uma ilha.”

Esta famosa frase do filósofo inglês Thomas Morus, nos ajuda a compreender que o homem não consegue viver isoladamente, precisa um dos outros para sua sobrevivência.

A natureza nos ensina que esta é uma lei que vale para todos. A vida humana é convívio, ou seja, viver é conviver. Através da convivência, seja social, familiar, comunitária ou profissional, é que o ser humano se descobre e se realiza.

John Donne, poeta inglês do século XVI, se apropriou desta máxima.

Nenhum homem é uma ilha isolada; cada homem é uma partícula do continente, uma parte da terra; se um torrão é arrastado para o mar, a Europa fica diminuída, como se fosse um promontório, como se fosse a casa dos teus amigos ou a tua própria; a morte de qualquer homem diminui-me, porque sou parte do género humano. E por isso não perguntes por quem os sinos dobram; eles dobram por ti”. John Donne

Ilha de Brownsea

Diante disto, fica a reflexão de que será sempre responsabilidade de todos, e não somente dos nossos governantes, contribuirmos para uma humanidade mais feliz.

Sermos solidários é realmente nossa obrigação moral.

Aproveito esta reflexão para deixar uma dica, principalmente para quem sofre de depressão, estresse, gastrites, etc., pratique a solidariedade, existem muitas formas e tenho certeza, que se seguir seu coração, irá encontrar uma que melhor combine com você.

Eu conto sempre com vocês. Contem sempre comigo,
Luciano Ohlweiler de Oliveira

Nenhum comentário: